07/02/15

Aït-Ben-Haddou

Ait-Ben-Haddou já nos entrou pela retina mesmo sem que muitos de nós o saibam. Serviu de "set" de filmagem para vários filmes como Lawrence da Arabia, a Múmia e o Gladiador, entre outros. E não é para menos, pois o cenário é magistral após uma longa viagem pelas quase desertas montanhas do Alto Atlas. Lembro-me de 4 ou 5 homens de meia idade que ganhavam a vida num dos pontos mais altos da estrada, onde cada um tinha uma pequena loja de souvenirs,  que trocavam os próprios souvenirs mais baratos (pequenos geodes que vendem por cerca de 3 euros) por esferográficas!

Alto Atlas
Eis que após a longa viagem chegamos já de noite a Ait-Ben-Haddou pois seguimos a estrada por Telouet, que em si não é nada de especial mas que vale pelo percurso cénico em si e por algumas aldeias que salpicam a imensa paisagem deserta. 

Pequeno oásis com cultivos
Tamedakhte
Lusco-fusco em Taifest, um dos últimos povoados antes de Ait-Ben-Haddou

Ao amanhecer, num Kasbah mesmo ali ao lado, a vista e o impacto da mesma não podiam ser maiores:

Ait-Ben-Haddou
 Nesta altura do ano, Setembro, o rio encontra-se seco e atravessamos até à fortaleza (ksar) formada por vários kasbahs - casas fortificadas, cujo nome evoului para alcáçovas em português. Subimos até ao topo, não sem antes visitar algumas das poucas casas que ainda são habitadas, com os animais no terraço e as galinhas "em casa".

Galinheiro ao lado da cozinha :)


Terraço da mesma casa

Sala de refeições
Do outro lado do rio, o lado da estrada, há um pequeno vilarejo mais moderno onde vivem agora a maior parte das famílias e onde podem encontrar um "mini-mini-mercado" e algumas lojas de souvernirs. Para além disto, há ainda os bonitos Kasbahs que acolhem turistas a preços bastante razoáveis: em 2011, 15 a 25 euros por pessoa - variando acima de tudo em função da existência ou não de piscina - eram suficientes para garantir dormida, pequeno almoço e jantar. Escusado será dizer que mesmo os preços do alojamento devem sempre ser regateados.

Quem quiser beber uma cerveja (ou qualquer outra bebida alcoólica) é melhor levar de Marrakech, pois fora é muito difícil encontrarem à venda e mesmo que encontrem, vai ser a um preço "exorbitante" (para os padrões marroquinos). Se quiserem ser simpáticos, comprem umas "extra" para os empregados dos alojamentos, pois mal eles saibam que vocês têm cerveja vão querer uma!

Sem comentários:

Enviar um comentário