20/02/15

Dicas e Roteiros - Laos


República Democrática Popular do Laos



- Quando ir?

O Laos possui três estações climatéricas: seca (Nov - Fev),  quente (Mar - Mai) e húmida ou chuvosa (Jun - Out). Sendo naturalmente mais favorável viajar na estação seca. A época alta do turismo no país abrange os meses de Agosto e Dezembro a Fevereiro. Sendo Janeiro o mês mais procurado. Neste mês é aconselhável reservar estadia com alguma antecedência pois, a maioria do hóteis esgota com facilidade. 

Viajar na altura das chuvas tem algumas vantagens e desvantagens. Geralmente os preços descem, há menos turistas, menos pó nas estradas e no ar, e é sem dúvida a melhor altura para viajar de barco pelo país. O grande ponto negativo é o possível corte de estradas devido inundações e derrocadas.


- Como chegar?

É possível chegar ao Laos por terra e ar, a partir da Tailândia, Cambodja, Vietname e China. A forma mais fácil para chegar ao país por terra é pela Tailândia. 

Por terra:
As travessias terrestres são na sua grande maioria longas e penosas embora a passagem dos postos fronteiriços em si seja relativamente rápidas e simples. Para adquirir os bilhetes para realizar as travessias existem várias formas: comprar uma "tour" nas muitas agências que existem sempre por toda a Ásia, nas estações rodoviárias, para além disso a maioria dos hotéis também costuma organizar este tipo de saídas. O único "truque" é pesquisar: preços, conforto e segurança que as várias companhias oferecem. Para isso basta perguntar nos alojamentos, outros viajantes e claro usar dicas que estão um pouco por toda a internet. 

Por ar:
Voar é sem dúvida a forma mais rápida e também mais cara de aterrar no Laos. Na altura das chuvas é uma boa dica para não correr o risco de não conseguir realizar a viagem devido a deslizamentos de terras. Existem voos directos de algumas principais cidades dos países vizinhos. As principais companhias aéreas que operam para o pais são: Lao Airlines, Thai Airways, Vietname Airlines e Air Asia (voa de Kuala Lumpur), 


- Cuidados de Saúde

É aconselhado ir com com antecedência de pelo menos 1 mês à consulta do viajante. Em Portugal existem vários centros de consulta do viajantes espalhados pelo país. As consultas devem ser marcadas com alguma antecedência e tem o valor de 5 euros. Poderá obter mais informação no portal da saúde e aqui. De uma forma geral as vacinas recomendadas são as seguintes:


-Hepatite A e B: todos os viajantes
-Febre Tifóide: todos os viajantes
-Encefalite Japonesa: para estadias de duração igual ou superior a um mês, em particular se houver um período significativo em áreas rurais ou exposição prolongada ao ar livre (como campismo, trekking, etc)
-Raiva: para quem tiver maior risco de mordedura por parte de animais contaminados (cães, macacos e morcegos)

Para além destas vacinas, é ainda aconselhável profilaxia para a Malária e medidas preventivas para o Dengue. Podem levar repelente para mosquitos de Portugal ou adquirir no próprio Laos: até hoje foi o repelente mais forte que encontramos em todo o sudeste asiático; há ainda uma panóplia de repelentes naturais à disposição de quem tiver estadias mais prolongadas. Quando lá estivemos eram bem visíveis as campanhas de prevenção para tentar diminuir ao máximo os surtos de Dengue (que não tem tratamento).

Convém não esquecer as regras de higiene básicas como lavar as mãos antes das refeições e selecionar bem os sítios onde se janta e ter o cuidado de beber sempre água engarrafada. O gelo é geralmente seguro se tiver forma cilíndrica (vem de fábrica), caso contrário é melhor absterem-se dele.


- Visto

É necessário ter visto para entrar no país. Existem duas formas possíveis tratar do visa: Pedi-lo ainda em Portugal através de uma embaixada - que não existe no nosso país - ou comprar o "visa on arrival" ao chegar ao aeroporto. Esta segunda forma é a mais fácil e mais barata. O nosso visto foi pedido no aeroporto de Luang Prabang e foi bastante rápido. É necessário preencher um formulário que é entregue antecipadamente no avião, levar 1 fotografia tipo passe, preencher um segundo formulário que é dado no aeroporto e passaporte com validade mínima de 6 messes. O preço do visto varia consoante a nacionalidade e tem a duração de 30 dias. Por via terrestre o processo é em tudo semelhante.


- Moeda/ Preços

A moeda do Laos é o Kip. Há casas de câmbio e ATMs nas principais cidades. No caso das primeiras, convém sempre ver as taxas em 2 ou 3 antes de trocar. Não nos pareceu, contrariamente ao que lemos em alguns relatos, que fosse particularmente vantajoso trocar dollars em vez de euros. No caso das ATMs, geralmente funcionavam com Visa (incluindo Electron) e Mastercard mas não com Maestro. Atenção ao montante máximo que permitem levantar, que varia consideravelmente de máquina para máquina. Alguns bancos cobram ainda taxas - locais, entenda-se - mais elevadas que outros.

Fica o preço médio de alguns itens básicos para referência no ano de 2013: prato local 2-3euros, cerveja de 650 ml 1,80-2,20euros, maço de tabaco Hong Hua 0,18euros. Um jantar no melhor restaurante da cidade com uma garrafa de vinho custou cerca de 20-30euros.

Não referimos os preços dos hóteis porque simplesmente existem para todas as bolsas. Basta realizar uma procura em sites como o Booking, AsiaRooms e selecionar o que é mais adquado ás suas necessidades.


- Transportes

À excepção da capital onde também há taxis, os principais meios de transporte são o tuk-tuk e o autocarro. Os tuk-tuk devem ser negociados e são na sua maioria ligeiramente diferentes dos que encontramos na Tailândia ou no Camboja, por serem mais compridos, com entrada na traseira e bancos corridos nas laterais. Os autocarros são utilizados para viagens entre cidades e são quase todos bastante antigos. A condução é geralmente tranquila e as estradas muito pouco movimentadas. Alguns bilhetes incluem uma refeição simples pelo caminho. 

Nas principais cidades além dos tuk-tuk são ainda comuns os shuttles dos hotéis bem como mini-bus (carrinhas) de agências turísticas.

Na época das chuvas, é ainda possível - por vezes é mesmo a única opção - viajar de barco pelos rios que atravessam o país. Os mais aventureiros podem mesmo fazê-lo de kayak em alguns percursos.Exceptuando esta altura do ano, é também possível conhecer a região de Vang Vieng em balão de ar quente.

No planeamento da sua viagem nunca se esqueça de "ver para além das distâncias em quilómetros" pois, a maioria das viagens são bastante lentas para os nossos padrões.


- Comunicação

A ligação à internet era razoável e deu para resolver uma série de situações que nos foram acontecendo (alteração e marcação de voos). Já o roaming é para esquecer pois as chamadas efectuadas para Portugal custavam em média 5euros/minuto, as recebidas em torno de 2,4euros e as sms em torno de 1,5euros. A utilização de aplicações como o Viber fazem aqui todo o sentido.




- Principais Destinos a Visitar...

  • Luang Prabang - relato aqui


A antiga capital real do Laos localizada entre o rio Mekong e o rio Nam Khan conta com vários pontos de interesse que não deves perder. Na cidade as principais atracções/coisas para fazer são:

- O Palácio Real;
- O templo Wait Mai
- O mercado nocturno
- A colina de Phou Si
- O templo Wat Xieng Thong
- Cerimónia da Ronda das Almas
- As cascatas de Kuang Si e Tad Sae
- Santuário dos Elefantes
- Grutas de Pak Ou

  • Vang Vieng - relato aqui

Um pequeno vilarejo, com um punhado de ruas, e de beleza estonteante. Outrora a Holanda do Sudeste...tal era a quantidade de substâncias ilícitas que existiam nos bares para os turistas. Hoje em dia a realidade é bastante diferente e Vang Vieng quer ser um destino para famílias. As principais atracções estão de acordo com a geografia do país. Como a envolvente natural é bastante grande os principais passeios giram em torno do rio. Atividades como o tubing (descida do rio num pneu), kayak ou escalada. Nas proximidades de Vang Vieng há ainda a Lagoa Azul, uma lagoa dentro de uma gruta.

  • Vientiane - relato aqui



A Capital do Laos é uma capital "fora do comum" e que embora muitas vezes negligenciada vale a pena visitar. São evidentes os traços arquitectónicos coloniais franceses bem como do período mais comunista do país. Há ainda uma pequena Chinatown com influência Coreana à mistura, bem como múltiplos cemitérios Russos. A cidade conta com vários templos, mercados, museus e um arco de triunfo (Patuxai). Ainda assim, a atracção mais conhecida é provavelmente o Pha That Luang.

  • Si Phan Don (4 mil ilhas)



Um agrupamento imenso de ilhas no rio Mekong no sul do Laos, onde a vida assume um ritmo (ainda mais) relaxado. É possível caminhar por algumas das cataratas, nadar, explorar o quotidiano local de bicicleta ou pura e simplesmente relaxar e admirar a beleza do local e a força da natureza.

  • Planície dos Jarros



Planície do norte do Laos onde se encontram misteriosas formações megalíticas de pedra reminescentes de "jarros" e sobre as quais se sabe muito pouco. É ainda a zona mais bombardeada pelos EUA durante a Guerra do Vietname (o Laos é ainda na actualidade o país mais intensamente bombardeado do mundo, tendo lá caído mais bombas do que em toda 2ª Guerra Mundial) e as várias tribos locais reutilizaram a sucata resultante dos mesmos na construção das suas habitações. É uma das zonas mais remotas do Laos, rica em minorias étnicas e segundo a crença popular dos locais tem as suas cavernas assombradas pelos espíritos dos que lá morreram refugiados dos bombardeamentos.

  • Vieng Xai



Imponentes formações rochosas similares às de Vang Vieng mas perfuradas por grutas e túneis que fora usados pelo Pathet Lao (guerrilha comunista que levou à tomada do poder pelo Partido Popular Revolucionário Lao) como abrigo e esconderijo dos ataques americanos. Foi também a primeira "capital" estabelecida pelo Pathet Lao.


Outros destinos a não esquecer...
  • Tham Kong Lo
  • Planalto Bolaven
  • Phongsali
  • Savannakhet
  • Pakse
  • Luang Namtha
  • Gibbon Experience

Sem comentários:

Enviar um comentário