18/02/15

Gorges du Todra



As Gorges (Gargantas) du Todra (Todhra ou Todgha) são um desfiladeiro na região oriental do Alto Atlas, próximas de Tinghir. A passagem do rio Todra, que se estende até ao deserto do Saara onde desaparece, moldou a paisagem desta forma, dando lugar a pequenos mas pitorescos oásis de hortelã nas suas margens. Não muito longe, existem também as Gorges du Dades.

Após uma longa viagem de Ait-Ben-Haddou até Tinghir (mais longa do que expectável porque um dos carros avariou já próximo do destino), seguimos por mais alguns kms até ao nosso alojamento. Algo que rapidamente percebemos é que os marroquinos têm sempre um "primo" em qualquer lado para que a gente vá. Assim foi com o nosso amigo Ali de Ait-Ben-Haddou, que nos arranjou dormida com os "primos" de Todra e depois de Merzouga. Escusado será dizer que mais uma vez é preciso negociar e evitar deixar um "sinal" ao mesmo.

Cuscuz vegetariano. Os nossos anfitriões ficaram intrigados e não resistiram a perguntar, de forma educada e cautelosa, como é que a única mulher (também a única vegetariana do grupo) decidia o que todos jantavam. Tentamos explicar da melhor forma mas não sei se ficaram muito convencidos...
Chegamos de noite, com um céu estrelado, acordamos com esta vista...



Ficamos assim alojados mesmo à beira do início do desfiladeiro, num pequeno povoado dividido por um leito seco de um rio, que servia de recreio às crianças. Uma pequena caminhada e estávamos no desfiladeiro.







A cidade de Tinghir tem um mercado engraçado e acima de tudo direccionado aos locais pois poucos turistas acabam por ficar na cidade. Há caixas ATM na cidade, se necessitarem de levantar dinheiro.

Quase em casa:p

Sem comentários:

Enviar um comentário