06/02/15

Marrakech


Souks de Marrakech
Marrakech é a maior cidade do Sul de Marrocos e a quarta maior do país. É ainda uma das 4 "cidades imperiais" de Marrocos, juntamente com Fes, Meknes e Rabat. Fica no sopé do Alto Atlas e tem sensivelmente 1 milhão de habitantes.

A primeira coisa que capta a nossa atenção é o trânsito, aparentemente tranquilo junto ao aeroporto ou às principais entradas da cidade mas que se vai transformando numa pequena selva em direcção ao centro da cidade. São comuns os pequenos toques entre carros e motociclos, que muitas das vezes nem a atenção dos intervenientes merecem. Outras vezes saem do carro discutem, empurram-se e seguem as suas vidas passados um minuto ou dois.

Voltando ao que interessa, a maior parte das atracções da cidade podem ser alcançadas a pé embora nos meses de Verão se torne penoso nas horas de maior calor. Marrakech tem uma cidade velha - a medina - com os seus famosos souks, um sem fim de lojas ora tradicionais, ora dirigidas ao turista.
Não se esqueçam de regatear bem os preços.

Os marroquinos gostam de negociar e geralmente uma das primeiras coisas que nos perguntam é de onde vimos, para terem uma ideia de quanto nos vão pedir. Nesse aspecto estamos protegidos: eles sabem que estamos em crise. Depois de nos comunicarem o seu primeiro preço, nunca ofereçam mais de metade do que estão a pedir - eu diria mesmo para oferecerem 1/3 ou 1/4 se o preço vos parecer muito inflacionado. À primeira vão provavelmente rir, mas lembrem-se que deve haver uma sucessão de ofertas de parte a parte que se vão aproximando até que cheguem a um valor que agrade a ambos. Lembrem-se que a partir do momento em que começam a regatear - e principalmente se a negociação demorar muito tempo - o vendedor assume que à partida irão comprar o produto. Se não têm a certeza que querem comprar um artigo ou se o preço inicial vos parecer mau - mais elevado do que noutros sítios por exemplo - agradeçam a oferta mas não negoceiem, que normalmente não insistem mais.




O seu "acesso" mais conhecido é a Djeema El Fna, uma enorme praça que é por si só uma feira de atracções ao final da tarde e que ainda tem a "habilidade" de se transformar num dos maiores "restaurantes" a céu aberto que já vi.

O "grande restaurante"

Um dos "jogos" disponíveis. Mas também há dentistas durante o dia e encantadores de cobras ao final da tarde
À noite praticamente toda a praça se converte num sem fim de restaurantes de aparência similar
Expositor "típico"
Uma outra atracção que se destaca é a Mesquita de Koutoubia, a maior da cidade. Tem a particularidade de estar no local de uma antiga mesquita, não muito diferente mas que teria a orientação incorrecta. Hoje em dia ainda podem ser vistos os restos dos alicerces dessa mesma mesquita ao lado da actual.


Uma supresa foi o Jardim Majorelle, construído nos anos 20 e 30 do século XX por Jaques Majorelle, durante o período colonial francês e que desde os anos 80 pertencia a Yves Saint Laurent. Quando este morreu em 2008, as suas cinzas foram espalhadas lá. Hoje em dia, é um pequeno jardim botânico
com variadíssimas espécies de cactos com as mais diversas formas.

Jardim Majorelle
O mercado de Marrakech também vale a pena visitar embora este não tenha propriamente limites e se espanda um pouco por todas as ruas, tal como muitos recantos espantosos da cidade:

A parte "menos turística" da medina


Vista dos telhados de Marrakech

Sem comentários:

Enviar um comentário