28/02/15

Phnom Penh - "Killing Fields" (Choeung Ek)



A cerca de 17km do centro de Phnom Penh encontramos os "killing fields" de Choeung Ek, o local mais conhecido onde o Khmer Vermelho levava a cabo as suas práticas de genocídio contra a sua própria população. Era para aqui que eram levados os prisioneiros do Tuol Sleng com o único intuito de serem executados e enterrados em valas comuns. Foram encontrados quase 9000 corpos enterrados no local.

Parte das valas onde decorreram as exumações
Para lá chegar o ideal é negociar um tuk-tuk que nos leve e aguarde lá até ao regresso, caso contrário corre-se o risco de não ter como regressar. O bilhete de entrada é mais uma vez simbólico e inclui um audio guide disponível em várias línguas. Uma vez mais, as autoridades do Camboja incentivamos turistas a visitar o local de forma a que os crimes não caiam no esquecimento.




Hoje em dia é um local calmo, rodeado de pequenos lagos, que transmite uma estranha e arrepiante tranquilidade. No centro das várias valas encontra-se uma stupa budista onde se encontram expostas 5000 caveiras, muitas delas com marcas bem visíveis de tortura e dos métodos bárbaros de execução. De referir que muitas pessoas eram mortas com objectos corto contundentes de forma a economizar balas e reduzir o ruído causado pelas mesmas. Nas valas é ainda possível encontrar restos humanos e das roupas usadas pelos mesmos, tendo sido as exumações suspensas de forma a preservar a memória dos que lá pereceram.

Vala onde foram encontradas 166 vítimas sem cabeça

Algumas das vestes que foram recolhidas
Outras ainda se encontram dispersas pela vegetação
Algumas ossadas que ainda vão sendo expostas quando as monções "lavam" o terreno
As chuvas vão expondo a dolorosa realidade do passado
 



Memorial

Um dos vários "andares" da stupa


O nosso remork a "passar pelas brasas" enquanto esperava por nós

Sem comentários:

Enviar um comentário