18/03/15

Merzouga (Deserto do Saara)



Tuaregue e Beduíno conversam no cimo de uma duna
Merzouga é um dos dois principais pontos de acesso ao Deserto do Saara em Marrocos. É um pequeno povoado que serve de base de partida para as dunas de Erg Chebbi. As cidades mais próximas são Erfoud e Rissani.

O povoado em si não tem muito interesse. Tem algumas opções de alojamento mas a maior parte estão dispersas em redor do mesmo, algumas já com um pé nas dunas. 

Nós fizemos a longa viagem das Gorges du Todra até Merzouga e chegamos ao anoitecer. Com o aproximar do deserto não só a paisagem mas também o aspecto dos povoados vão mudando. A influência árabe torna-se cada vez mais presente e entramos em terras de Tuaregues e Beduínos. No dia seguinte, a paisagem curiosa mas quase "extra-terrestre" que nos rodeava era a seguinte:





Nós fizemos a longa viagem das Gorges du Todra até Merzouga e chegamos ao anoitecer. Com o aproximar do deserto não só a paisagem mas também o aspecto dos povoados vão mudando. A influência árabe torna-se cada vez mais presente e entramos em terras de Tuaregues e Beduínos.

Além da quase obrigatória dormida no deserto, a região oferece múltiplas possibilidades ao visitante. Desde "safaris" 4x4 nas dunas com paragens em pequenos vilarejos - habitados e abandonados - a actividades mais radicais como sandboard ou o aluguer de motas de enduro. 



O nosso safari nas dunas durou um dia inteiro e incluiu ainda um "encontro" (que nos pareceu programado) com nómadas, uma visita a alguns vilarejos (com direito a actuação dos "artistas locais"), a uma mina de quarto abandonada na fronteira com a Argélia e uma paragem para observação (e recolha) de fósseis. 

Tenda dos nómadas 
"Habitação" dos nómadas, quem encontrar o telemóvel dos nómadas na foto ganha um chocolate:p

Interior "simples" da mesma

"Entrada" 
Chá com a matriarca e com o nosso guia Ali

Sim, para além de camelos e cabras, parece que também há gatos no deserto! 
Uma breve paragem para observar alguns fósseis
Idem

Músicos Gnawa, num dos vilarejos "perdidos"
Nós ficamos no Hotel Nomad Palace e a experiência foi muito positiva. Os quartos eram amplos, bem decorados, limpos e baratos. Tinha uma piscina razoável e as traseiras do mesmo davam directamente para as dunas. Foi daí que partimos de camelo para uma inesquecível noite passada num acampamento no deserto. Aí as condições embora humildes, eram satisfatórias não havendo no entanto a possibilidade de tomar um banho (nós só lá passamos uma noite, para quem passar mais deve ser complicado).

Pequeno vilarejo abandonado ou "Aldeia Fantasma" como lhe chamam os locais
Mina de quartzo rudimentar abandonada
Foto tirada à "socapa" a um feneco explorado como atracção turística; não contribuí com um cêntimo que fosse de forma a não perpetuar a exploração, do feneco e do miúdo.





Por fim, um conselho: protejam bem a vossa máquina fotográfica. Embora imperceptível durante a maior parte do tempo, há sempre minúsculas partículas de areia em suspensão (que se vêm melhor à noite tirando fotos com flash). Estas podem danificar a vossa máquina, especialmente se tiver uma objectiva retráctil como a digital compacta da Sony que usava na altura. A mim aguentou um dia e avariou (areia que se foi "entranhando" no sistema de abertura da objectiva). Felizmente a reparação, já em Portugal, foi simples e barata e hoje em dia ainda é a nossa máquina suplente (bem como para mergulho).


Sem comentários:

Enviar um comentário