18/04/15

Damnoen Saduak (Mercado Flutuante)


Reservamos parte da nossa estadia em Bangkok para visitar os famosos mercados flutuantes da Tailândia. Escolhemos o Damnoen Saduak por se tratar de um dos mais conhecidos - senão o mais conhecido - e por este ficar relativamente perto da cidade.

Assim, compramos o nosso bilhete numa agência em Bangkok, pagando cerca de 800 baht por pessoa. Este bilhete supostamente incluía a viagem de carrinha, long-tail e em barco a remos. 

Partimos de manhã cedo, após um atraso de cerca de meia hora relativamente à hora marcada para nos irem buscar ao hotel. Aguardamos mais algum tempo que chegassem o resto dos clientes e que fizessem a redistribuição dos mesmos por carrinhas. A viagem dos cerca de 100km levou cerca de 2h, com uma paragem pelo meio.

No que diz respeito ao bilhete, escrevi "supostamente" porque à chegada ao cais de embarque descobrimos - nós e os restantes passageiros - que afinal de contas se quiséssemos andar no barco a remos tínhamos que pagar 100 ou 150 baht directamente aos proprietários dos mesmos. 
É nesta altura que se instala a confusão e um sentimento de revolta quase generalizado. Primeiro, porque quase todos tinham sido informados que o barco estava incluído no preço. Segundo, porque no meio da discussão com o guia fomos descobrindo que havia uma disparidade no mínimo "interessante" de preços que pagamos pela tour. Várias agências vendem bilhetes para o mesmo tour, feito por companhias externas às mesmas. Assim, na nossa tour embora a maior parte tivesse pago 800 e 900 baht, havia quem tivesse pago 400 baht e quem tivesse pago mais de 1000 baht. Após uma intensa discussão com o guia, com várias chamadas para as agências onde cada um tinha comprado o seu bilhete, nada se resolveu e quem quis dar o passeio no barco a remos teve mesmo que pagar o bilhete.

Posto isto, lá aguardamos pelo nosso barco, tentamos abstrair-nos do que se tinha passado e fizemos por desfrutar da nossa última tour das férias. 










O mercado é interessante e muito fotogénico mas na realidade praticamente não vimos interacção entre os locais. O que vimos foi uma grande concentração de barcos, com um ar relativamente "autêntico", em frente ao cais principal e um sem fim de lojas de souvenirs que rodeavam o mesmo de ambos lados do canal.

Por muito que tentássemos ver a coisa por outro prisma, não havia como fugir ao óbvio: este que outrora fora um dos mercados mais "típicos" da Tailândia tinha-se transformado num "show" para turistas. As ditas lojas vendiam os mesmos souvenirs que encontram em qualquer outro lado do país mas a preços inflacionados e os muitos barcos que víamos abordavam insistentemente os ainda mais numerosos barcos de turistas que se abalroam na tentativa de se aproximarem dos barcos e das bancas de vendedores. Como se tudo isto não fosse suficiente, há ainda vários números dignos de um "circo" com animais em condições "duvidosas" no cais de partida.


Outro aspecto decepcionante e que podia facilmente ser contornado, é o facto de long-tail circularem um pouco por todo lado, por vezes sem grande cuidado e a velocidades inaceitáveis tendo em conta que não raras vezes passam a escassos centímetros de frágeis barcos a remos carregados de gente. No fim do nosso passeio de barco, também usamos um long-tail mas apenas para sair do mercado até ao parque de estacionamento mais adiante. O long-tail como meio para circular no mercado não nos pareceu de todo adequado.



O influxo massivo e diário de turistas também deixa a sua marca nos canais, algo que a consciência de cada um - turistas e locais - facilmente poderia evitar.



No final da viagem, já no long-tail, ainda tivemos a oportunidade de ver um "bicharoco" que se assustara com o barulho do motor:


Por fim, de referir o mais preocupante esquema que há relativamente a estes mercados. Muitos taxistas e angariadores oferecem viagens a preços mais baixos do que o normal. E cumprem. O problema é que em vez de levarem os turistas para o cais principal junto ao mercado, levam os mesmos para cais privados a alguma distância do mesmo, onde lhes são exigidos valores exorbitantes pela viagem de barco (onde certamente estará incluída a comissão dos primeiros). Basta pesquisarem por "Damnoen Saduak sacms" e rapidamente irão encontrar relatos de pessoas que pagaram 2000 ou mais bahts, por vezes por pessoa, pela viagem de barco.

2 comentários:

  1. É uma pena que tenha se tornado um show para turistas! Definitivamente este mercado está excluído do meu roteiro.

    ResponderEliminar
  2. Olá Flavio! É de facto lamentável mas poderá visitar outros mercados flutuantes menos turísticos na região. Estou certo que serão mais autênticos e com menos risco de cair em esquemas.

    ResponderEliminar