28/04/15

Rothenburg ob der Tauber


Chegamos a Rothenburg o der Tauber ao final da tarde e decidimos caminhar (10/15 minutos, dependendo do ritmo) até ao simpático Hotel Gotisches Haus, bem no centro histórico da pequena vila de apenas 10 mil habitantes. A vila é fácil de percorrer a pé e o trânsito é extremamente reduzido, sendo em muitos dos locais limitado apenas a cargas e descargas ou aos poucos moradores da zona história, que se dedica quase em exclusivo a acolher os muitos turistas que afluem diariamente à mesma. Como se não bastasse o facto de ficar próxima de Nuremberga e de Munique, a vila faz ainda parte da "Rota Romântica": um percurso de 350km de Wurzburg a Fussen que percorre várias vilas medievais e castelos.


Para quem chega de comboio: ao sair da estação viram à esquerda até encontrarem a Ansbacher Straße. Seguem por essa estrada até passarem o Rödertor (um dos portões de entrada na parte velha e muralhada da vila). Sem ter nada que enganar, vão sempre em frente primeiro pela Rödergasse e depois pela Haffengasse até estarem na Marktplatz, que penso que se pode dizer que seja o centro da vila antiga, onde se encontra a Rathaus (Câmara Municipal).

Rödergasse
Marktplatz 
Rathaus
Daqui até pequena praceta que é provavelmente a mais emblemática e a imagem de marca de Rothenburg - a Plönlein ou "pequena praça" - é um "saltinho" de umas dezenas de metros.

Plönlein
Continuando o percurso, ao chegar a outros dos portões da muralha, passamos pelo Reichsstadthalle e chegamos por fim ao antigo hospital, o Spitalbastei. Apesar do aspecto antigo, esta parte da muralha é a de construção mais recente e só foi terminada no século XVII.








A norte da Marktplatz e da Haffengasse, encontram algumas ruelas com alguns bares, bem como uma série de restaurantes na Galgengasse e na Stollengasse. É também nesta área que se encontra o maior edifício da cidade velha, a St. Jakobs Kirche (que só fotografamos à noite):


No sentido contrário, a norte da Herrngasse (continuação da anterior depois da praça) estão as ruelas mais estreitas, menos iluminadas e menos exploradas. Esta última zona pareceu-nos ser o local onde ainda residem mais locais.



As ruas e ruelas embora tenham preservado o seu aspecto medieval estão bem cuidadas, extremamente limpas e organizadas. A atmosfera natalícia e abundância de brinquedos e figuras de outros tempos salpicam a vila um pouco por todo, com rasgos de modernidade pelo meio. Outro elemento omnipresente é a pastelaria bávara, com especial destaque para os Schneeballen:


As deliciosas "bolas de neve" são na realidade tiras de massa enrolada, como que um novelo, em si mesmas e posteriormente fritas. As "originais" são depois cobertas com açúcar em pó mas sendo a especialidade culinária mais típica e conhecida da vila - e da região - há hoje em dia uma enorme e crescente variedade de coberturas. Como o resultado final é uma massa relativamente seca, tipo biscoito, duram semanas a fio mesmo sem refrigeração.






Sem comentários:

Enviar um comentário