13/05/15

Na calha para 2015... #1

Com a chegada do calor e com férias programadas apenas para depois do verão, decidimos não resistir à nostalgia que sentimos ao fazer o post sobre Tirana e vamos ausentar-nos por uns dias no princípio do mês de Junho para revisitar a Albânia e dar um saltinho à província Sérvia que se tornou um país/protectorado da ONU após uma das (muitas) "bagunças" que os EUA criaram nas últimas décadas, o Kosovo.



Para aguçar o apetite e despertar alguma curiosidade por esta região quase desconhecida na "nossa" Europa, fica o mapa geral de como vamos zig-zaguear o país de Norte a Sul:


Assim, começamos por aterrar em Tirana e partimos para os Alpes Julianos, no norte do país, com passagem por Prizren, Gjakova e Peje no Kosovo, até reentrarmos na Albânia com destino à isolada região de alpina de Valbona. Daí seguiremos de ferry pelo lago Komani até chegarmos à estrada que nos levará à cidade de Berat. Após explorar a mesma, partiremos rumo ao extremo sul do país, para uns dias de praia em Ksamil antes de visitarmos a pitoresca Girokastra e iniciarmos o regresso pela "Riviera Albanesa", com mais uns dias de praia em Himara, Jala e Dhermi. Por fim, regressamos a Tirana de onde ainda vamos dar um saltinho a Kruje antes do regresso a Portugal.
Vamos também aproveitar para fazer algo que há muito ia nas nossas cabeças, ajudar as povoações locais mais desfavorecidas. Eis que nesta época de avanços tecnológicos tremendos as crianças do vale de Valbona aprendem informática no velho quadro preto de ardósia. Vamos levar-lhes um portátil velho mas funcional que já não usamos, se alguém quiser adicionar algum artigo que seja útil neste contexto, teremos todo o gosto em fazer o transporte!

Sem comentários:

Enviar um comentário