05/06/15

Resumo do dia #6

Visitamos agora a terra natal de Enver Hoxha, o homem que dirigiu com mão de ferro a Albânia por décadas: Gjirokastër (ou Gjirokastra).

Embora seja frequentemente comparada a Berat, a cidade é relativamente diferente: as ruas são mais amplas, as casas do período otomano mais dispersas e maiores. É também, na nossa opinião, uma cidade mais agradável para o turista. Tal como Berat, tem um castelo. Acrescem algumas mesquitas e um pequeno bazaar. Contudo, são ambas cidades que se conhecem bem em apenas um dia (sobrando ainda algum tempo).






Após a partida da mesma, começamos o nosso percurso até às praias da costa albanesa (riviera albanesa, como lhe chamam por cá) e aproveitamos para conhecer Syri i Kalter, mais conhecido como o "blue eye". Trata-se de uma nascente subterrânea de água, a cerca de 45m de profundidade, cuja imagem à superfície supostamente se assemelha a um "olho azul". A comparação não é muito imediata mas o parque circundante - e as suas águas cristalinas - valem bem a pena visitar.




Por fim, a nossa experiência com a condução por estas bandas tem sido a expectável… quando cá estivemos pela primeira vez só andamos de "mini-bus" ou "furgon" como lhe chamam aqui, que na realidade são carrinhas de passageiros. São imensas as lápides em honra das vítimas da condução extremamente agressiva e irresponsável que aqui se pratica. No entanto, tudo isto é compensado pela simpatia e hospitalidade dos albaneses que estão sempre dispostos a ajudar e a fazer-nos sentir bem vindos no seu país, mesmo que não falem uma palavra de inglês.

Amanhã contamos como é Ksamil;)

Baci*

Sem comentários:

Enviar um comentário