18/09/15

Bali: Ubud (parte I)


Ubud localiza-se no centro da ilha de Bali e é mundialmente conhecida por ser um centro de artes sendo especialmente famosa pela sua dança, arquitetura,  música e também pelos seus terraços de arroz. É também a cidade ideal para quem pretende praticar artes meditativas.

Após três dias de estadia em Canggu partimos em direcção a Ubud. A curiosidade para conhecer a cidade e o hotel que havíamos escolhido era muita. O nosso hotel ficava a 15 minutos de carro do centro de Ubud, e o mesmo fazia referência que estava situado em plena floresta. O impacto da chegada ao alojamento foi muito bom: o hotel estava inserido dentro de uma casa típica balinesa, e em que para chegar ao mesmo tínhamos que passar por galinhas, cães e os próprios moradores dessas casas. Uma vez no hotel o cenário era bem diferente do exterior e tudo era bastante limpo e organizado e com zonas exteriores de cortar a respiração.

O nosso quarto ficava num nível inferior em relação aos restantes quartos não tendo mais ninguém por assim dizer neste "piso". A varanda do quarto tem uma vista incrível, tendo a vantagem que nesta suite é  habitual ouvirem-se ou verem-se macacos. Neste hotel por volta das 11 da noite é desligada a energia não havendo nem luz nem internet para ninguém. Ficamos apenas a ouvir as centenas de sons feitos pelos animais que estão  no exterior. Inesquecível mesmo!  

Varanda privativa do quarto

Varando do quarto

Vista da varanda do quarto
Vista da varanda do quarto
Vista do restaurante para a piscina e para a selva
"River Room"
Depois de instalados partimos em direcção à cidade que se apresentou catita e bastante fácil de ser vista a pé.  São às centenas os turistas que andam por lá, por isso o comercio local está bastante desenvolvido, e oferecendo produtos um pouco mais diferenciados do que nos restantes sítios (ex. roupas em tecidos orgânicos, etc.).

A nossa primeira paragem foi na "Sacred Monkey Forest Sanctuary", ou apenas "Floresta dos Macacos" que fica situada numa das pontas da cidade e é uma atracção imperdível quer pelos macacos, quer pelo próprio complexo em si que é no fundo uma floresta densa, quer também pelos seus pequenos templos hindus que foram construídos por volta de 1350. A entrada é paga e custa cerca de dois euros. Pode-se também  comprar bananas para oferecer aos macacos.




Templo Hindu



Após o almoço, seguimos para outra zona da cidade, onde se concentram os principais templos assim como o mercado, passando pelo Neka Art Museum, um dos muitos museus e galerias de arte de Ubud.

Pormenor da suástica com todo um "novo" significado 
Neka Art Museum
Neka Art Museum
Neka Art Museum
Neka Art Museum
O mercado apesar de pequeno serviu para comprámos algumas prendas para a família

Mercado
Mercado
Treinos numa escola no centro da cidade
Campo de Futebol
No que diz respeito aos templos, há muito por onde escolher mas alguns deles são privados e outros encontram-se encerrados na maior parte dos dias, abrindo apenas para determinadas cerimónias locais. Enquanto geralmente é possível visitar partes do Palácio de Ubud ou Puri Saren Agung, o Pura Marajan Agung é reservado à família real e o Pura Desa Ubud é um dos exemplos que só abre em determinadas alturas.


Templo Pura Penataram Kloncing
Um "símbolo" omnipresente
Palácio de Ubud 
Palácio de Ubud



Pura Taman Sarawasti


Por fim, umas fotos da deliciosa comida que provamos por estas bandas:






E este foi o nosso primeiro dia por Ubud, não perca os próximos relatos por esta cidade encantadora.

Baci*

Sem comentários:

Enviar um comentário