10/03/16

Himara


Após uma revigorante estadia em Ksamil, iniciamos o percurso que serpenteia o sul da costa Albanesa, com destino a Himara, uma pequena mas simpática cidade piscatória.

Pelo caminho, repleto de vistas deslumbrantes, fizemos algumas paragens em praias desertas - sem ambicionarmos conhecer todas pois são imensas - e na baía de Porto Palemo.

Assim, a primeira paragem foi na praia de Bunec, cujo acesso não é mais do que um caminho de terra batida em mau estado. À chegada, há um pontão que separa uma pequena porção da praia descaracterizada da restante parte da mesma: uma infindável extensão de praia deserta no sopé das escarpas. O único "senão" que alguns poderão encontrar, é o facto de ser uma praia de pequenas pedras e não de areia.







Em Porto Palermo, as pedras são maiores e há um forte construído pelos Venezianos abandonado, infelizmente em mau estado de conservação. No entanto, a configuração da baía e a cor da água compensam tudo isto.



Mesmo ao chegar a Himara, a sul da cidade, há uma agradável praia relativamente isolada e com bons acessos, dispondo ainda de dois restaurantes com parque de estacionamento gratuito.


Himara em si, pode ser dividida em 3 partes: duas zonas de praia separadas e a norte das mesmas, num posto altaneiro, a parte antiga da cidade, com o que resta do seu castelo e mais pitoresca.





As praias são agradáveis, uma mais cuidada, a outra mais sossegada. De qualquer forma, quando nós fomos - em Junho - estavam ambas praticamente desertas. Himara tem uma importante percentagem da população de origem grega, o que se nota na língua e também na gastronomia local:


No cimo da colina, as ruínas do castelo e das antigas casas circundantes são agradáveis de se visitar e as vistas são fantásticas. Tenham atenção aos répteis, nomeadamente cobras (!): a Catarina encontrou duas na descida da mesma, encetando a fuga para deleite das crianças locais que aparentemente não estranham a presença das ditas.









Para terminar o post, uma obrigatória referência àquela que talvez seja a melhor praia desta região, a praia de Jala. Esta fica uns kms a norte de Himara e para além de muito sossegada, ainda não se encontra dominada pelo crescimento selvagem do cimento. A água cristalina azul clara não engana:)



Sem comentários:

Enviar um comentário