11/10/16

Dia "low-cost" nos arredores de Moscovo



Constatamos que é perfeitamente possível ter um dia fabuloso com pouco dinheiro nesta que é uma das cidades mais caras do mundo. É inevitável gastar mais dinheiro noutros dias devido aos bilhetes para as atracções mas algumas das dicas que vou partilhar podem ser perfeitamente aplicadas a outros dias, reduzindo assim os custos da viagem.

O dia "low-cost" inclui a visita a dois locais fora do centro da cidade e que até são diametralmente opostos mas facilmente acessíveis pela mui eficiente e extensa rede de metropolitano da cidade: o Convento de Novodevichy e o Kremlin de Izmailovo.

O Convento de Novodevichy para além dos seus belos jardins tem uma carga histórica peculiar: existe desde o século XVI e foi durante muito tempo foi utilizado como uma saída airosa para terminar os casamentos da alta sociedade, visto que na altura o divórcio não era permitido. Os maridos "gentilmente" entregavam as suas esposas a Deus e estas nunca mais regressavam a casa ficando estes livres para casar novamente. Um dos casos mais famosos foi Pedro o Grande, que "encarcerou" não só a sua primeira esposa mas também a sua meia-irmã, com receio de eventuais pretensões ao trono.

Já o Kremlin de Izmailovo, é de construção bem mais recente e na realidade é um local de diversão: aqui existem lojas de artesanato e souvenirs, bem como restaurantes de múltiplas cozinhas da ex-URSS e onde decorrem casamentos um pouco ao estilo de "Las Vegas". Não sendo um local imperdível, é um espaço de entretenimento bastante descontraído.

No final do dia, podem dar um passeio na Praça Vermelha, que parece ganhar uma nova mística quando iluminada.

Transportes e Bilhetes



Para chegar ao Convento a partir do centro de Moscovo, basta apanhar o metro na linha vermelha e sair na estação Sportivnaya. Saindo da estação, vira-se à direta e segue-se sempre em frente pela Ulitsa 10 Letya Oktyabrya até chegar serem visíveis as cúpulas das várias igrejas do complexo. Virando à esquerda, caminham-se mais uns minutos até à entrada. Apesar de ter bilheteira à entrada, é possível entrar sem o bilhete no complexo (o bilhete serve para visitar as igrejas e a exposição de ícones). O bilhete custa 300 rublos, havendo uma taxa de 100 rublos para fotografar e 200 rublos para filmar. No entanto, se não mencionarem as câmaras, não há qualquer controlo.

Já no que diz respeito ao Kremlin de Izamilovo, é possível aceder ao mesmo através da mesma linha vermelha, pelo que pode ser visitado de seguida. A viagem é rápida e passa naquela que é a estação de metro mais conhecida - e na nossa opinião, mais bonita - de Moscovo, a Komsomolskaya. Com um só bilhete é possível sair nessa estação, mudar de linha (a parte mais bela e conhecida pertence à linha castanha) e regressar à linha para prosseguir viagem em direcção ao destino final, a estação de metro Cherkizovskaya. Saídos desta estação - e ainda com o mesmo bilhete - apanham mesmo em frente o comboio da linha rosa na estação de Lokomotiv. A viagem é breve e sai-se na estação seguinte, a Izmailovo. Aqui o Kremlin já é visível e basta atravessar a autoestrada por uma passagem pedonal e prosseguir por entre os hotéis monstruosos que existem nas redondezas. Uma outra opção é apanhar a linha azul até à estação Partizanskaya, que termina junto aos tais hotéis, dispensando a viagem de comboio. A entrada é gratuita.

Alimentação



Neste nosso dia low-cost, optamos por almoçar na Culinary Shop Karavaev Brothers e aproveitamos para comprar o jantar na mercearia ao lado. O primeiro é facilmente identificável pois é perto da estação de metro e a caminho do convento. A comida era deliciosa e variada, havendo uma rotatividade constante de clientes. Recomendamos vivamente o strudel (shtrudel em russo) de maçã como sobremesa. Os funcionários são simpáticos e falam o inglês necessário para que tudo corra bem. Podem ainda comprar a vossa comida e desfrutar de uma boa refeição ao ar livre nos jardins do convento.

Um dos desafios de qualquer turista em Moscovo com orçamento limitado é a alimentação.
No centro, os restaurantes que assim se auto-intitulam, são caros. Há depois um leque de opções mais em conta, que correspondem aos nossos cafés  Ainda assim, é difícil conseguir-se uma refeição por menos de 15/20 euros (para duas pessoas), principalmente se optarem por qualquer bebida que não seja água ou chá. Já fora do centro, os preços não são tão inflacionados e é possível almoçar por cerca de 7 euros (para duas pessoas), eventualmente menos. 

Uma outra opção é a compra de pratos típicos já cozinhados em mini-mercados ou mesmo em cafés com buffet. Estes são exactamente os mesmos pratos que irão encontrar nos restaurantes mais baratos do centro, a 1/3 (ou menos) do preço. Assim, uma dica é que planeiem - dentro do possível - o vosso roteiro na cidade de forma a que possam almoçar fora do centro. É ainda possível - e muito comum na Rússia - comprar o almoço e o jantar de uma só vez em nestes estabelecimentos. Muita gente almoça e leva já o jantar consigo.


É sem dúvida um passeio especial e barato, que não deverá perder!

Sem comentários:

Enviar um comentário