25/12/16

Natal nas Filipinas e na Tailândia


Depois de 20 dias em várias ilhas das Filipinas, chegamos à Tailândia mesmo a tempo do Natal. No primeiro país, onde a maioria da população é católica - fervorosa, diga-se - abundavam as decorações natalícias com um toque tropical: "árvores" de natal feitas de conchas, presépios em barcos de bamboo, pais natais aquáticos, etc. 


Cruzamo-nos diariamente com grupos de crianças e adolescentes que circulavam pelas ilhas cantando, quase uma espécie de "Janeiras" antecipadas, para angariarem donativos para as suas festas de Natal. Era notório o aumento no consumo de "lechon" - o leitão reservado para ocasiões especiais - e havia um número significativo de cabras e cabritos nos pastos, que estranhamente nunca constavam dos menus dos restaurantes. A resposta, descobrimos junto do nosso anfitrião nas Camotes, era o Natal: estavam destinados a ser "consumidos" nas festas natalícias.



As igrejas que já se extravasam de pessoas nos dias "normais", têm um programa de "Misa do Gallo" com 16 missas consecutivas ao nascer do sol, entenda-se 4h30 da manhã. No dia em que deixamos o país, no caminho para o aeroporto havia trânsito por causa de um aglomerado de pessoas na estrada. Um acidente, pensamos nós. Na realidade eram "apenas" centenas de pessoas que se reuniam a esta hora na igreja, no passeio e mesmo na estrada. Fervorosos se calhar é pouco...



Chegados ao sul da Tailândia, a ausência de decorações e de espírito natalício não poderia ser maior (afinal de contas é um país budista com alguma presença muçulmana mas não cristã nesta zona, certo?). De certa forma arrependemo-nos de não ter prolongado a nossa estadia nas Filipinas (havíamos lido que a estadia sem visto era de 21 dias quando afinal foi estendida recentemente até 31 dias) mas tivemos que nos "amanhar" com o que tínhamos. Assim, mantivemos o plano de passar os dias que antecederam o natal em Koh Lipe e mudamo-nos para a pacata e selvagem Koh Adang a uns escassos 10 minutos da mesma.

Passamos a manhã do dia 24 em Koh Lipe onde aproveitamos para conhecer a Sunset Beach - a única que nos faltava na ilha - e dar uns últimos mergulhos na melhor praia da ilha, a Sunrise Beach. 





Após o almoço, regressamos a Koh Adang e aguardamos serenamente pela consoada na praia, entre mergulhos, snorkeling e kayak


Como não havia leitão nem cabrito, já para nem falar em bacalhau, polvo ou perú, tivemos que "improvisar" com peixe frito com erva príncipe. Trocamos as nossas prendas enquanto ouvíamos músicas natalícias no youtube e claro, falamos com a nossa família por video-chamada. Terminamos a noite com um copo de vinho a admirar as estrelas e as luzes de Koh Lipe à nossa frente. 


Calor, ausência da família, do bacalhau, do bolo- rei, das correrias de última hora, foi de tudo isto que sentimos falta. Por outro lado será um Natal que ficará para sempre nas nossas memórias por ser tão diferente daquilo que já vivemos e por termos presenciado algo ainda assim tão "familiar" do outro lado do mundo, nas Filipinas.

Sem comentários:

Enviar um comentário