07/09/12

Chisinau

De mini-bus, vindo de Bucareste, são 7 a 8 horas até Chisinau. Para mim é nas viagens de mini-bus que a verdadeira acção acontece. Há sempre um leque vasto de entretenimentos: um carro para rasar, uma faixa para inventar, um precipício para desafiar - muitas vezes (ou quase sempre) - feitos em autênticos "machimbombos".

Desta vez as coisas foram um pouco diferentes. O mini-bus tinha ar condicionando, um televisor a passar filmes, um aparelho a mandar bons cheirinhos para o ar de 15 em 15 minutos e um condutor maluco (esses são sempre garantidos). Bati palmas de satisfação na iminência de algum conforto. A viagem custa perto de 16 euros/ida. Existem algumas companhias a operar, pelo que tendo o número das mesmas, podes sempre ligar a perguntar horários e "reservar" o teu lugar. Deves sempre chegar antes da hora indicada pela senhora das informações ou motoristas, visto que a hora fornecida é meramente indicativa. O mini-bus uma vez cheio, parte.

Como seria de esperar eramos os únicos turistas a fazer esta viagem. Sentia a curiosidade dos demais, que sorriam e tentavam adivinhar o que nos levaria aquelas paragens. O Vitaly foi uma dessas pessoas curiosas e simpáticas que nos abordou. Tinha vinte e poucos anos, falava inglês e já tinha trabalhado em Espanha pelo que o relacionamento foi fácil.

Falo do Vitaly porque ele foi sem dúvida uma das pessoas mais prestáveis e generosas que conheci nesta viagem. Ele, aquando da nossa chegada a Chisinau e para nos indicar o caminho, veio connosco até ao nosso hostel e pagou-nos inclusive as viagens de autocarro. Obrigado Vitaly :)

Chegada a Chisinau


A primeira impressão é de uma cidade pobre. A segunda é: "isto é a capital de um país?!"
A cidade é mais pequena do que tinha imaginado, e mais verde também. O que é sempre bom. Mais tarde fiquei a saber que Chisinau é umas das cidades mais arborizadas da Europa.

Chisinau, ou Kishinev como era chamada durante a ocupação soviética, é a capital da Moldávia Independente.  A sua população é principalmente de etnia moldava/romena (74%), russos, ucranianos e búlgaros. Esta diversidade  pode ser explicada pela sua história. Em 1982, a cidade foi ocupada pelos russos. Mais tarde pelos romenos. Após o final da 2ª Guerra Mundial, Chisinau, ficou como sendo Capital da República Socialista Soviética da Moldávia.

Chisinau foi a cidade mais estranha e "diferente" onde já estive. A cidade é pobre. Para além da simpatia das pessoas, pouco existe. Senti desde o primeiro minuto uma tensão diferente no ar. Foi a primeira cidade em que sentia receio de passear à noite pelas ruas. Uma espécie de tensão pairava no ar. Mais tarde, em conversa com a "rapariga do hostel" ela confirmou-me que a cidade não é assim tão segura. À noite não existe praticamente iluminação pelo que é necessário andar sempre com uma lanterna.

Ficamos alojados no "Retro Moldava Hostel". O hostel tinha o custo de 15€/noite sendo um preço justo pelas condições que oferece. O hostel estava cheio e era bastante acolhedor. Caso pensem em escolher este hostel não se deixem intimidar pelo aspecto exterior do prédio, que está muitoooo degradado (!) Confirmem a v/ reserva porque ao chegarmos não tínhamos quarto, e digamos que lá a escolha não é muita...

O problema, é que tinhamos feito uma alteração da reserva que os "baralhou" um pouco (falta de comunicação entre staff) e isto levou-nos a umas boas 2h de espera até termos o nosso quarto.


Dormitório do Retro Moldava
...e sim era mesmo numa cave...

Instalados e de banho tomado, seguimos então para jantar num restaurante recomendado pela recepcionista do hostel. O problema é que este ficava longe e só quando lá chegamos é que percebemos que fazia parte da cadeia Andy's Pizza (afinal de contas, ainda só tinhamos passado por 2 pelo caminho, um deles a escassos 500m do hostel...). Voltamos para trás e jantamos numa pizzaria (eheh) barata no centro de um dos parques centrais. Uma pizza suficiente para 2 pessoas, feita com ingredientes frescos, saborosa e com bom aspecto, custava por volta de 3 euros. 

Depois de jantar, seguimos à procura da noite inexistente. Mais uma vez, a gentil senhora do hostel, indicou-nos uma rua que supostamente estaria repleta de bares, restaurantes e discotecas. Não encontramos mais do que 2 ou 3 restaurantes, ora com mau aspecto, ora com aspecto de serem caros, 2 ou 3 tascas e nada de discotecas. Compramos então umas cervejas (meio litro, 12 lei - menos de 1 euro) num Kiosk e regressamos desanimados ao hostel. 

À chegada oferecemos ao funcionário da noite, um rasta Ucraniano, uma cerveja que ele prontamente aceitou. Perguntamos pelos bares e discos, e ele insistiu que estes estariam abertos (afinal de contas era sábado à noite) embora tenha admitido que parte deles fecham no verão. Ponderamos regressar para mais uma busca mas, conversa puxa conversa, e acabamos por ficar até ao amanhecer na conversa com o Mark e com a gentil senhora, cujo nome não me recordo de todo!

No dia seguinte acordamos cedo e fomos dar uma volta pela cidade. Era Domingo, e dêmos de cara com fantástica feira de artesanato e produtos locais. Aproveitamos para comprar algumas coisas para nós mas, infelizmente com preços bastante inflacionados por sermos turistas - diabretes(!) De seguida ficam algumas fotos da cidade, com algumas das suas principais atracções...

Arco do Triunfo

Igreja Ortodoxa Moldava
Parlamento da Moldávia de fundo
Igreja da Natividade, mesmo em frente à Ortodoxa
Lei Moldavo, grande e valioso!!!

Outra coisa que me impressionou foi a quantidade de casamentos que se vêem por aquelas bandas. Só num dia vi para cima de 5. E são bastante diferentes dos nossos. Para além da maioria da população ser ortodoxa, eles não vão em modas: convidados nunca mais de 15 ou 20 pessoas, as fotos são para a noiva (o noivo fica de fora a olhar e a segurar no raminho de flores da sua donzela) e a decoração dos carros é a que se segue.



Freakshow!!!
Casamento Moldavo 
É de salientar que a cidade está organizada por 5 sectores, sendo que alguns mostravam sinais de extremo abandono...

No final da tarde, e debaixo de um calor tórrido, começou a chover de forma absurda. Fomos para o hostel. Jantámos por lá e passamos um bom serão a jogar cartas e a ouvir a chuva cair. Era hora de ir dormir porque tínhamos que acordar cedo para apanhar o comboio para Tiraspol. Um outro rapaz do hostel preparou-nos um banquete para o pequeno almoço: cereias, café,sumo, ovos cozidos, manteiga, compotas e torradas - isto às 6:30 da manhã!!!!


Apanhamos o táxi com mais duas hóspedes do hostel que iam para Odesa e lá fomos nós. Do hostel para a estação de comboios ficou por  1,25/ pessoa. Por fim deixos-vos uma foto da "polícia fronteiriça".





Dentro de dias será publicado a próxima paragem: Roménia


Baci*

4 comentários:

  1. Nossa, que post bacana, Ana! Ainda nao conheco a Moldavia, mas ja deu para sentir o gostinho do pais pelo seu post. A Romenia tambem esta nos meus planos!!! Sao tantos os destinos que parece que a lista nunca vai ter fim! Gozado ver o casamento como eles celebram ai, ao menos a decoracao dos carros eh igualzinha a que eles fazem aqui na Republica Tcheca (onde moro). E sempre durante o dia, nunca a noite.
    Continue postando, vou adorar ler as proximas aventuras!
    Abracos
    Sani
    Caindo no Mundo Viagens

    ResponderEliminar
  2. Olá Sani. És o primeiro comentário do meu blog o que é sempre motivo de alegria. :) Vale a pena ir à Moldavia pois é uma realidade bem diferente da nossa...

    Já vi que estiveste na Ásia, vou aproveitar para tirar umas dicas pois acho que será a minha próxima viagem :)

    Baci
    Ana

    ResponderEliminar
  3. Tal como nos aconteceu , percebo que Moldavia é muito mais que uma simples viagem...é uma descoberta! Quando estivemos em 99 o que mais vimos foi casamentos...afinal Love is on the air.....

    ResponderEliminar
  4. Caro anónimo,

    caso esteja interessado envie o seu relato de viagem para ser publicado aqui no blog.

    Baci*

    ResponderEliminar