09/02/15

Andorra

Andorra é um pequeno principado encravado entre Espanha e França, nos Pirineus. A sua capital é Andorra-a-Velha, cujos limites se diluíram com os da cidade de Escaldes. A língua oficial do país é o Catalão contudo, podemos ouvir várias línguas nas ruas como o português, francês e inglês entre outras. A sua moeda é o Euro, embora não pertença sequer à União Europeia.
O país é na realidade um co-principado, tendo coms co-príncipes o Presidente de França e o Bíspo de Urgell, fazendo do país o único estado no Mundo com uma diarquia e a única monarquia constitucional em que um dos chefes de Estado é eleito democraticamente mas por cidadãos estrangeiros.

A viagem a partir de Portugal é fácil mas algo penosa. Uma vez que Andorra não tem aeroporto, há essencialmente 2 opções:

 - ir de carro: demora entre 10 a 12 horas a partir do Porto, dependendo do caminho escolhido e do trânsito. É possível fazer toda a Espanha sem pagar portagens, utilizando auto-estradas secundárias e nacionais com longuíssimas retas com apenas alguns camiões pelo caminho. Podem fazer a viagem toda num só dia ou então dormir pelo caminho.

 - ir de avião até Girona ou Barcelona e depois alugar um carro: a viagem demora ainda 3 a 4 horas até Andorra. Se a isto somarmos o tempo perdido em aeroportos mais o tempo do voo, a diferença não é muita excepto no conforto (e no custo, dependendo do número de pessoas).

O meu percurso "preferido" é o seguinte:

 Porto -(A3, A7 e depois A24)- Chaves - Verín -(A52)- Benavente -(A6)- Tordesilhas -Valladolid -(N122)- Aranda de Duero -(N122/A11)- Soria - Tarazona - Saragoça -(AP-68/E90 ou N11/A2)- Lleida (Lérida) -(C12)- Balaguer -(C26, C14 e N145)- Andorra


Mapa de Andorra
Andorra, o sexto estado mais pequeno da Europa, é sobejamente conhecida pelo comércio e pelas suas estâncias de desportos de inverno. A propósito das últimas, as que realmente me costumam levar até lá, tiveram um notável progresso na última década. Da primeira vez que fui a Andorra existiam 5 estâncias diferentes de esqui alpino que se foram ligando e fundindo até chegarmos à actualidade, em que temos apenas 2: Vallnord e Grandvalira. A primeira resultou da fusão de Pal, Arinsal e Ordino ao passo que a segunda juntou Soldeu/El Tarter e Pas de la Casa/Grau Roig expandindo-se ainda para Canillo e para as pistas que pertenciam ao antigo hotel Peretol, onde aprendi a esquiar. Para os amantes de esqui de fundo, há apenas uma opção: La Rabassa.



Grandvalira tem 210km esquiáveis, fazendo dela o maior domínio esquiável da península Ibérica. É aquela que conheço melhor e a minha preferida. Geralmente tem mais e melhor neve assim como tem mais e melhores opções de alojamento, mesmo junto às pistas. Quer Soldeu, quer Pas de la Casa dispõem ainda de várias opções de restauração e alguma vida nocturna, algo que não encontramos em Vallnord. Por outro lado, os vilarejos próximos - mas não ao lado - das pistas de Vallnord são mais típicos e pitorescos.

Vista da base de Pas de la Casa (Grandvalira)
Pas de la Casa vista do cimo das pistas após um nevão
Vista de outra perspectiva, noutro ano, com Pas de la Casa envolta numa nuvem
As pistas de Vallnord, em especial as do sector Pal, são mais fáceis do que as de Grandvalira. No entanto, ambas as estâncias têm áreas dedicadas a principiantes e Grandvalira também tem pistas azuis bastante acessíveis para quem quer progredir após umas descidas sem quedas nas pistas verdes.

Descida da pista negra Mirador, sector Grau Roig, num dia de sol:



Há ainda a opção de ficar alojado na capital ou em Escaldes e fazer a viagem todos os dias para as pistas. No entanto, como a viagem ainda demora (mais ainda em "horas de ponta" como pela manhã e aquando do fecho das mesmas) tal decisão implica acordar mais cedo e perder algum tempo no trânsito e na procura de lugar para estacionar. Para quem vai mais interessado em compras, é definitivamente a melhor opção.

Uma outra atracção é a Caldea, um estranho edifício espelhado em forma de cristal ou estalagmite que aloja uma estância termal e spa. Ao lado do mesmo, a cidade tem agora uma roda gigante.

Caldea
O centro histórico de Andorra-a-Velha não é muito grande e está longe de ser dos pontos de maior interesse do país mas vale a pena lá dar um saltinho, até porque fica logo a seguir a uma das principais ruas comerciais. Há, no entanto, várias igrejas que valem a pena ser visitadas, como a de Santa Coloma, a de Canillo ou o Santuário de Meritxell.

Igreja de Santa Coloma
Por fim, falta dizer que Andorra não "existe" só de Inverno. No Verão as pistas dão lugar a trilhos de caminhada e de BTT e a neve que se derrete transforma o caudal dos rios, tornando-os atractivos para a prática de pesca desportiva. Os campos tornam-se verdejantes e os (muitos) cavalos podem pastar livremente. Há ainda um centro de "actividades" chamado Naturlandia que está aberto todo o ano, com o seu famoso "Tobotronc"entre outras actividades como mini-golf, paintball, etc.

2012



Sem comentários:

Enviar um comentário