25/03/15

Ilhas Cíes



A uns escassos 150km do Porto, cerca de 1h30 de viagem de carro, podemos alcançar a ilhas Cíes na Galiza, consideradas em 2007 pelo jornal britânico "The Guardian" como as detentoras das praias mais bonitas do mundo. 

Após várias idas repetidamente adiadas, em 2014 lá conseguimos manter os planos até final e fomos de carro até Vigo para passar um fim de semana nas mesmas. Saímos do Porto numa sexta-feira à tarde e jantamos e dormimos em Vigo, com saída de manhã cedo para as ilhas. A viagem de ferry, a partir de Vigo, dura cerca de 45 minutos. É ainda possível partir de Cangas e de Baiona.

Ilhas Cíes vistas do ferry
Parque Natural desde 1980 e parte do Parque Nacional Marítimo-Terrestre das Ilhas Atlânticas - que incluí as Cies, Ons, Salvaterra e Cortegada - desde 2002, são sem dúvida um exemplo de conservação ambiental. A única opção de alojamento na ilha é o parque de campismo, que tem 2 pequenos restaurantes, um mini-mini-mercado e um café que também serve refeições ligeiras ao almoço, junto ao cais. Fora isto, a ilha tem um punhado de habitações (uma ou 2 que são passíveis de serem alugadas para férias) e belíssimas praias de água azul-ciano, bem cristalina:





As ilhas Norte (Monteagudo) e "do Medio" ou "de Abaixo" (Montefaro) encontram-se unidas pela principal (e melhor) praia das ilhas, formando uma pequena lagoa artificial de água salgada entre elas. 



A ilha Sul (San Martiño) está efectivamente separada destas duas e penso que só é acessível através de embarcações privadas. 

Ilha Sul, vista de um trilho pedestre da Ilha do Medio
As melhores praias encontram-se na costa leste e sul da ilha, onde há de facto areia fina branca e por se encontrar mais protegida do Oceano. Nesta zona da ilha, encontram a praia de Nosa Señora, mais rochosa do que as praias das Rodas e a dos Bólos mas mais recatada e onde a água é mais cristalina:

Praia de Nosa Señora, maré alta
Vista da praia
Há vários trilhos trilhos pedestres por toda a ilha. Num fim se semana não ambicionamos explorar tudo, até porque queríamos acima de tudo relaxar na praia. Assim, focamos a nossa curta caminhada no extremo sul da ilha do Medio, onde há 2 faróis (um num ponto mais elevado, outro mais próximo do mar) e onde as gaivotas vivem em liberdade total e se reproduzem:

Trilho "principal" e parte da ilha Sul
Os 2 faróis da ponta sul da ilha do Medio
Mãe e filha contemplando o mar
Monte del Faro
Vista para o Atlântico 
Vista para o abismo
Ninho com 2 ovos de gaivotas
Pequena gaivota
Em suma, foi um fim de semana muito bem passado e que nos deixou com imensa vontade de regressar, não só às Cies mas também às restantes ilhas do parque (as Ons e Salvaterra também têm parque de campismo). Se tiverem oportunidade de lá ir, não hesitem pois embora não sejam, na nossa opinião, as mais bonitas do mundo, foram até hoje das praias mais bonitas e certamente as melhor conservadas que encontramos na Europa.

PS: levem guarda-sol pois o único abrigo que irão encontrar são os restaurantes/cafés  

2 comentários:

  1. e a temperatura da água? Não é muito fria?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! A temperatura não sendo propriamente aprazível é mais tolerável do que na costa do Norte ou mesmo da Galiza. Além disso, não havendo sítios protegidos do Sol até acaba por ser um alívio ir por uns minutos (não muitos) à água.

      Eliminar