30/03/15

Onde um dia quero ir...#5

Quénia

Situado na costa oriental de África, o Quénia, é um país de abundante vida selvagem e excepcionais paisagens. Contempla ainda uma vasta extensão parques nacionais, reservas e outros parques privados. O país está dividido de norte a sul pelo Grande Vale do Rift. Outro tesouro do país são os seus grupos étnicos e as suas tribos sendo algumas das mais conhecidas: Masai (Maasai), Embu, Turkana entre outras.

Contudo, a maioria dos visitantes do Quénia procuram a libertadora sensação de realizar um safari. O objectivo é unânime: avistar os Big Five - o leão, búfalo, elefante, rinoceronte e o leopardo. Os safaris podem ser realizados durante todo o ano embora a melhor altura para ver a fauna seja de Julho a Setembro. Outras atrações populares são: a migração de gnus (Julho- Outubro), a observação da chegada (Out - Nob) e a partida (Mar - Abr) de aves migratórias e claro observar antílopes.

A escolha do itinerário irá depender acima de tudo de dois factores: tempo disponível para viajar e dinheiro para gastar. A forma como as deslocações são feitas (jipe ou avioneta), tour particular ou em grupo, e a distância que se pretende percorrer irão influenciar brutalmente os custos da viagem. E claro os "luxos" que se desejam ter em plena savana africana...há de tudo um pouco hotéis de topo, safaris de balão e barco, expedições nocturnas ou seja, de tudo mesmo.

Sítios a não perder:

Nairóbi

A capital do Quénia é infelizmente uma das cidades de África com os mais altos níveis de criminalidade. Contudo, serve de início da viagem para muitos exploradores.

Existem ligações aéreas diárias entre Nairóbi e os parques Maasai Mara (40 min de viagem)  e Amboseli (30 min de viagem). O caminho também pode ser feito por terra. Outra curiosidade é que Nairóbi é uma das poucas cidades do mundo a ter um parque nacional de vida selvagem nos seus limites - O Nairobi National Park.

Este parque é muitas vezes usado como imagem de marca na divulgação do país pois, os animais desfilam quase em frente ao betão de Nairóbi.



Masai Mara

É o mais emblemático e visitado parque do Quénia. As estrelas da companhia são os "Big 5" onde é quase garantido avistá-los. É também o local onde se pode apreciar uma enorme diversidade de espécies selvagens como por exemplo hienas, otócions e chacais-de-dorso-negro, etc. Um dos eventos de vida selvagem mais desejados para assistir é a famosa migração de Gnus que cruza o rio Mara vinda das planícies da Tanzânia. O vale do Rift é considerado o berço da humanidade e apresenta um cenário vulcânico extremamente belo. E para quem puder/quiser pode também desfrutar de toda esta beleza de uma forma mais extravagante - num safari de Balão.













Lake Nakaru National 

Outra atracção é o Lake Nakaru onde é possível avistar milhares de flamingos, pelicanos e rinocerontes. A fronteira mais oriental do parque fica a a cerca de 220 Km de Nairóbi, sendo esta zona muito visitada por turistas. Vindo de Nairói e tendo como destino o Masai Mara torna-se muito fácil e e prático visitar esta zona.


Tsavo West National Park 

É o maior dos parques nacionais do Quénia mas, poderá focar a sua atenção nas paisagens vulcânicas do rio Tsavo.



Monte Kenya

É o segundo ponto mais alto de África e o mais alto do Quénia. É também o monte que dá nome ao país. O parque Nacional do Monte Quénia encontra-se classificado pela Unesco como Património Mundial.
































Sand Island

Esta ilha fica localizada no sul de Mombasa. As águas quentes do Índico juntamente com a baixa massificação ao turismo tornam esta ilha paradisíaca.

































Baci*





2 comentários:

  1. Bom dia,

    Como posso entrar em contato com você?

    Obrigado desde já!

    ResponderEliminar
  2. Olá Matheus! O mail do blog é o seguinte: mochileta@hotmail.com

    ResponderEliminar