11/03/15

Gỏi cuốn - "spring rolls" frescos vietnamitas


A receita de hoje é um dos pratos mais apreciados no Vietname quer por locais quer por estrangeiros. A receita é bastante fácil de fazer tendo apenas uma etapa mais morosa - enrolar o papel de arroz. Contudo não deixa de ser bastante fácil de fazer e muito saudável, com baixo teor de gorduras e HC. É ideal para o convívio, basta levar todos ingredientes para a mesa e cada um ir fazendo os seus rolinhos. Dois a três rolos servem de refeição para uma pessoa.

Ingredientes para 4 pessoas:

- 8 Folhas de papel de arroz, tamanho médio (22cm);
- 200 gr de Vermicelli de arroz;
- 16 pedacinhos de carne de porco (pode ser barriga, lombo);
- Mistura de ervas (manjericão, menta, coentros e cebolinho). Melhor ainda se usar manjericão tailandês e coentros vietnamitas (rau-ram);
- carambola (star fruit) e banana verde (opcionais, até porque não são fáceis de encontrar - também podem usar pepino mas não fica muito parecido);
- rebentos de soja (opcional);
- 20 camarões.

Começamos por descascar e arranjar os camarões:



Enrolamos os camarões em oitavos de uma folha de papel de arroz. Nós compramos há algum tempo folhas cortadas aos quartos, pelo que é só partir a meio. Alternativamente, podem partir ou cortar folhas inteiras.


De seguida humedecer ligeiramente o papel de arroz. Podem mergulha-lo por uns segundos em água ou então pura e simplesmente passar um pano molhado neles até se tornarem maleáveis.



Enrola-se um camarão inteiro por cada rolo, começando pela parte mais estreita do papel e usando a mais larga para ajudar a fechar o pequeno rolo no final.


Fritamos então os rolos e aqui têm duas opções: uma delas é numa fritadeira, com temperaturas mais altas e com os rolos completamente submergidos em óleo; a outra, a que nós recorremos, é fritar em menos óleo numa frigideira, virando os camarões. 



O resultado final é ligeiramente diferente consoante a fritura: se optarem pela fritadeira o papel irá ficar mais "acastanhado", com menos óleo fica com o aspecto que podem ver de seguida. De uma forma ou outra, o objectivo final é sempre cumprido: dar um toque mais estaladiço.


Prontos os pequenos rolos de camarão, avançamos para os camarões e para a carne que iremos utilizar nos rolos finais. Aqui podem variar um pouco, nós já fizemos com carne de porco (a indicada nas receitas deste prato) e com peru assado no forno. Ambas ficaram bem e sinceramente a diferença no resultado final é mínima.

Porco temperado com "Chinese Five Spice"  e alho, grelhado numa chapa
Camarões já grelhados e cortados em metades
De seguida, tratamos do Vermicelli de arroz. Também podem usar "glass noodles", nós preferimos estes. Ferve-se água (sem sal ou qualquer outro condimento) e junta-se à massa, deixando repousar por cerca de 2 ou 3 minutos. 




Escorre-se então a massa e passa-se por água fria.


Faltam apenas a alface e as ervas aromáticas em abundância:





Agora que temos todos os ingredientes prontos, passamos à parte mais divertida: enrolar os "cuón".
Primeiro têm que molhar a folha de papel de arroz. Mais uma vez podem passar um pano molhado ou então passar por água na torneira segurando pelos lados. Assim que começar a ficar maleável, retiram para a tábua onde vão enrolar. Não molhem demasiado as folhas senão rompem-se com facilidade ao enrolar e depois ficam muito "borrachudas".

Nesta parte, podem incluir fatias finíssimas de carambola ou banana verde. Não tínhamos carambola em casa (existe no Corte Inglês e em algumas superfícies do Continente) e banana verde pura e simplesmente não encontramos até hoje em Portugal. O mais parecido que conseguimos foi banana culinária, que não é a mesma coisa mas não fica mal. Se não tiverem nenhuma das 2, não se preocupem que o resultado final não é muito afectado por isso. Aqui - e em grande parte da culinária vietnamita - a "estrela" é a mistura de ervas.

Para vos ajudar melhor a entender o processo que se segue, nada melhor que um vídeo:


O resultado final é este:




Agora é disfrutar, com o molho agridoce picante cuja receita já postamos há uns dias ou com molho de amendoim, por exemplo.

Bom proveito!



Sem comentários:

Enviar um comentário