22/10/16

10 comidas imperdíveis da Rússia!

1- Sopas



A sopa é um parte importante da alimentação Russa principalmente no tempo frio. São bastante deliciosas e muito reconfortantes. São sopas de sabores fortes (com enchidos, carne, pickles, etc.) que fogem bastante da típica sopa de legumes. Os preços das  mesma variam de 80 a 400 rublos consoante a quantidade e o restaurante. As sopas mais famosas são:

- "Borsch" uma sopa de tonalidade vermelha e sabores terrosos devido à base que é utilizada, a beterraba. Esta sopa representa também um pouco a alimentação do leste Europeu uma vez que é também confeccionada na Ucrânia, Roménia, etc.

- "Solyanka" uma sopa de base azeda que pode ser de peixe, cogumelos ou carne. Solyanka mais habitual de se encontrar é a de carne, e são todas servidas com azeitonas, nata azeda, limão e endro. 

- "Ukha" uma das mais antigas sopas da Rússia, e que se apresenta de caldo claro e com uma base de peixe de rio.

2 - "Shashlik"



Os "shashlik" são similares aos famosos shish kebab que podem ser de porco, borrego ou galinha. A maioria das vezes são acompanhados simplesmente por pão e salada, sendo sempre servidos com ketchup acre na base e cebola com endro no topo. É uma comida que tanto é servida na rua como em restaurantes.

3 - Pelmeni



Um dos mais famosos pratos da Rússia, principalmente na parte Europeia do país. São "dumplings" de massa fina, geralmente recheados com dois tipos de carne: porco e galinha. No entanto, existem imensas versões incluindo vegetarianos e de queijo. São sempre acompanhados por uma noz de manteiga e nata azeda. Existem em praticamente todos os restaurantes, podendo o preço variar bastante, entre os 100 e os 500 rublos por prato. São amplamente vendidos no supermercado, quer embalados quer a granel.

4 - Peixe



O peixe é um componente importante da dieta russa, encontrando-se à venda por todo o país. No entanto, é raro encontrar-se peixe fresco sendo muito mais habitual a venda de peixe fumado, salgado ou em sal-moura. Existem inclusive pequenos "snacks", tais como as nossas batatas fritas ou amendoins, de peixes desidratados. 

Um dos peixes mais apreciados em toda a Rússia é o omul. Esta espécie é a mais comum na Sibéria, em particular no lago Baikal. É geralmente vendido fumado ou salgado, sendo a forma mais popular nos mercados nas margens do lago a fumada. Surpreendentemente, é bastante saboroso e um peixe médio (do tamanho de um carapau médio) custa cerca de 70 rublos.

5 - Frango à Kiev



Um prato bastante comum que consiste em peito de galinha dessosado recheado com algumas ervas e posteriormente frito. Muito vendido nas famosas cantinas de origem soviética - as Stolovaya. É pago à unidade e ronda os 150 rublos.

6 - Chebureki







Um folhado típico da Rússia, geralmente vendido em tamanho XL (este em específico era anunciado como tendo 28 cm). A massa é fina e crocante, sendo o recheio cremoso e variado, podendo conter diferentes tipos de carne, cogumelos ou vegetais. É facilmente encontrado junto a estações de comboio ou de metro, mas o nosso conselho é que o experimentem em lojas especializadas no mesmo.

7 - Saladas e Pickles



Há uma panóplia de saladas na Rússia, variando muito consoante a região. A mundialmente conhecida "Salada Russa" existe e é praticamente igual à confeccionada em Portugal. No entanto, no seu "país natal" é conhecida como Salada Olivier (nome do chefe que a inventou) e tradicionalmente é enriquecida com galinha. Assim, por cá a "Salada Russa" é o nome dado à salada Vinegret, de corte similar mas de cor avermelhada por levar beterraba. Tal como o nome indica, é mais ácida uma vez que leva vinagre e pickles. Estes últimos são também muito comuns no país, quer como salada quer como "snacks" geralmente consumidos entre copos (de vodka ou de cerveja).

8 - Pirozhki



Há uma grande variedade de salgados à venda por toda a Rússia mas definitivamente os mais conhecidos são os "pirozhki". Podem ser recheados de carne, vegetais, ovo ou somente batata. Também podem ser assados no forno ou fritos e são muitas vezes salvação de quem passa longas horas em viagens de comboio e se vê forçado a abastecer na própria plataforma da estação. Aqui são vendidos por babushkas (nome dado às "avós" russas) e nos pequenos kiosks que se encontram junto às linhas. Em média, custam uns 20/30 rublos.

9 - Doces



Tal como os salgados variam imenso em função da região em que nos encontramos, bem como das etnias predominantes em cada uma. No Tartaristão predominam os doces a fazer lembrar sabores otomanos e os frutos secos, em Nizhny Novgorod vimos muita "halva" - muito comum no médio oriente e nos balcãs - num mercado Bielorruso, em Moscovo muitas tartes de frutos silvestres.
Omnipresentes e mais "familiares" são os "bliny" que consoante a cozinheira e o gosto pessoal tanto se assemelham a panqueca como a crepes, geralmente acompanhados de smetana, um líquido algures entre a nata e o leite condensado (mais espesso que a primeira e menos doce que o último).

10 - Vodka



A omnipresente e mundialmente famosa vodka, preciosa ajuda para combater o frio e uma alimentação consistente e algo gordurosa. É bebida geralmente no início das refeições, servida bastante fria num copo gelado! Também é frequentemente ingerida fora das refeições quase sempre acompanhada de snacks salgados como peixe seco, pepinos ou enchidos. 

Como nos têm repetido um pouco por todo o país, "Bon Appétit"!

Sem comentários:

Enviar um comentário