10/10/16

3 Dias em Moscovo



Em 3 dias é possível ficar a conhecer as principais atracções de Moscovo, incluindo algumas nos arredores da cidade. Obviamente que isto depende muito dos objectivos e do andamento de cada um, mas na nossa opinião 3 dias permitem conhecer a cidade sem grandes correrias. Quem estiver interessado em visitar vários museus da cidade, deverá acrescentar mais um dia.

Dia 1: Praça Vermelha +  Kremlin + Igreja do Cristo Salvador + Rua  Arbat


Qualquer viajante acabado de chegar a Moscovo estará compreensivelmente ansioso por visitar as mais famosas atracções: a Praça Vermelha e o Kremlin. A nossa sugestão é que começam o dia na Praça Vermelha. Após o primeiro reconhecimento da real beleza da praça e grandiosidade dos edifícios á sua volta volta é hora de começar a visitar o interior dos mesmos. A que tem o horário mais restrito, é o Mausoléu de Lenine (aberto das 10h às 13h, fechado às segunda e sextas). A fila começa antes dessa hora e poderá ser longa mas que abre começa a andar rapidamente (até porque não é possível demorar muito tempo dentro do mesmo).


Atrás do mesmo encontra-se uma das torres mais conhecidas do Kremlin, a Torre do Relógio. Seguidamente, sugerimos a visita à mais bela atracção da praça, a Catedral de São Basílio, que actualmente é um Museu, que está aberto das 11h às 17h30 (última entrada) e fecha à terça-feira. No caminho para trás, pelo outro lado da praça, visitem o GUM (ГУМ em cirílico), o mais emblemático espaço comercial da cidade, que sucumbiu ao capitalismo de luxo, ironicamente de frente para o Mausoléu. Ao sair da praça, não se esqueçam da pequena igreja na esquina e logo de seguida, caso interesse, o Museu de História do Estado.



Sugerimos que iniciem o caminho em direcção ao Kremlin pelos Jardins de Alexandrovski. Logo à entrada, encontra-se o monumento aos soldados mortos na 2ª Grande Guerra mas como já deverá ser hora de almoço, sugerimos o restaurante da cadeia My-My (lê-se “mu mu” em alusão à vaca que é o seu símbolo). É uma cafeteria buffet, aberta de manhã à noite, onde se praticam os preços bastante em conta para a realidade do centro de Moscovo. 

Após o almoço, prossigam pelo jardim até à entrada do Kremlin. Encontrarão dois edifícios em vidro, um deles é a bilheteira e o outro a entrada. 


Podem deixar a mochila gratuitamente num bengaleiro mas também possível entrar com os pertences. Uma vez dentro do Kremlin, o caminho encontra-se definido e bem sinalizado. Caso se percam, os “simpáticos” polícias irão de imediato corrigir a vossa trajectória. Dentro do Kremlin, é possível visitar múltiplos locais dependendo dos bilhetes adquiridos. O bilhete base dá acesso às igrejas e casa do Patriarca. 


Seguindo o percurso definido, a saída leva-nos até à beira-rio, de onde é visível a Igreja do Cristo Salvador, que foi totalmente reconstruída  na década de 90, após Estaline a ter mandado demolir. Não se esqueçam de visitar o piso inferior, contemplar os jardins e as vistas da ponte que se lhe segue. O museu Pushkin é nas suas redondezas e se ainda sobrar tempo e o cansaço não for muito, poderão ainda caminhar cerca de 1 km até à Ulitsa Arbat. Esta é uma conhecia e turística rua pedonal de comércio, que termina no imponente edifício do Ministério dos Negócios Estrangeiros, um dos melhores exemplares da arquitectura megalómana do período estalinista.



Dia 2: Convento de Novodevichy +  Kremlin de Izmailovo +  Tvserkaya Ulitsa



As principais atracções da maior cidade da Europa não se ficam apenas pelo centro da cidade. Assim, no segundo dia sugerimos uma manhã tranquila a explorar as igrejas e museu do Convento de Novodevichy, aproveitando para conhecer também o cemitério homónimo. No final da visita ao convento, sugerimos que vire à esquerda logo após saída e que uns metros à frente inicie um passeio pelo lago e jardins que ladeiam o convento. Após atravessar o lago, regresse pela direita à estrada principal aproveitando para fotografar o convento de fora. Se o tempo estiver aprazível, poderá ser um bom local para um pic-nic. 


Almoçando nesta zona, é só apanhar o metro até ao extremo oposto da cidade, seguindo sempre a linha vermelha. No final, e com o mesmo bilhete, anda-se mais uma estação no moderno comboio suburbano até ao Kremlin de Izmailovo, bem diferente do de Moscovo. Aqui reina a descontração e o entretenimento, com algum surrealismo à mistura. Perca-se no seu interior e aproveite para comprar souvenirs a preços significativamente mais baixos. Este extravasa a fortaleza e tem uma feira com várias ruelas de restaurantes e tendas de souvenirs, vestuário e artigos dos tempos soviéticos à venda. Se ainda não tiver almoçado, pode faze-lo aqui. 


Ter em conta que nos dias úteis muitas lojas e restaurantes estão fechados no interior (já no exterior, na parte da “feira” tudo se encontra em pleno funcionamento). No final da visita, regresse ao centro da cidade e passeie por uma das ruas históricas da cidade, a Tvserkaya Ulitsa e as suas adjacentes.



Dia 3: Estações de Metro + Museu + Passeio de Barco + Teatro Bolshoi

Para um terceiro e último dia, sugerimos uma visita aquele que é muitas vezes apelidado de “Palácio do Povo”, ou seja, o fabuloso sistema de metro de Moscovo. Convém elaborar uma lista das estações a visitar antes de chegar à cidade e aproveitar para ir explorando aquelas por onde se vai passando, deixando para a manhã do último dia aquelas que faltam, uma vez que este é o 3º mais extenso do mundo. O metro é barato, rápido e extremamente eficaz. Certifique-se que explora toda a estação até encontrar a parte mais bela. Para quem preferir uma plano mais simples, seguir a linha castanha é o caminho.



No período da tarde, visite um dos muitos museus ou parques que a cidade possui e termine a tarde com um passeio de barco no rio Moscovo, aproveitando para relaxar enquanto fica com uma perspectiva diferente da cidade.



 Se houver tempo, jante cedo e assista a uma peça no Teatro Bolshoi ou num dos famosos circus da cidade, como por exemplo o velhinho Nikulin. Se preferir "mimar" o corpo, pode optar por relaxar numa das saunas da cidade.






Sem comentários:

Enviar um comentário