07/10/16

Como chegar a Moscovo






Compra de Bilhetes de Avião

Quando andávamos a “vigiar” os preços da viagem para Moscovo concluímos que os melhores preços de voos partiam todos do Porto pela TAP com escala em Lisboa. Compramos os nossos bilhetes com uma antecedência de 4/5 meses e custou  cerca de 150euros/pessoa. Um facto “curioso” é que para quem comprasse o mesmo voo, na mesma companhia , no mesmo dia e na mesma hora mas com partida de Lisboa o preço do bilhete duplicava. Não sabemos se será uma situação recorrente mas, por curiosidade ainda fomos vendo ao longo do tempo se esta diferença de preços se mantinha e até à data da partida a diferença manteve-se. Assim, para quem o aeroporto de Lisboa for o mais próximo, verifiquem sempre se não compensa comprar o bilhete com partida do Porto e ignorar a ponte aérea que, a título de curiosidade, é feita num ATR (que no nosso caso só aterrou ao “terceiro toque” no solo).O voo Lisboa - Moscovo teve uma duração de cerca de 5horas e foi bastante agradável. O jantar a bordo servido pela TAP era também uma representação da gastronomia Portuguesa: Favas, atum com pimentos, empadão de carne e mousse de chocolate. Um facto curioso dito pelo hospedeiro foi que a bordo iam praticamente só russos e que a reserva de vinho esgotou. Ah, povo para beber...



Expresso Aeroporto

Os aeroportos de Moscovo ficam longe do centro da cidade. Apesar de existirem diversas opções de transporte como taxi, shuttle e Uber - que funciona muito bem e a preços razoáveis na Rússia - acabamos por eleger aquele que será o mais económico e na nossa perspectiva o mais eficiente e cómodo, o comboio expresso. Nós voamos para o aeroporto Domodedovo mas também existe este serviço a partir dos aeroportos Sheremetyevo e Vnukovo. Não há qualquer referência ao aeroporto de Zhukovsky, pelo que deduzo que este serviço não esteja disponível a partir do mesmo.

No caso do Domodedovo, basta sair do aeroporto e virar à esquerda e após uma breve caminhada encontrarão a estação de comboios que dispõe de máquinas automáticas em inglês para a compra dos bilhetes. Estes custam 470 rublos por pessoa. Os bilhetes podem ainda ser adquiridos online com um desconte de 50 rublos. A única desvantagem   é que é  necessário definir a hora exacta de partida do comboio (o que no caso de atrasos do voo pode ser problemático).


O comboio é relativamente rápido, demorando cerca de 45 minutos a chegar à estação de de metro Paveletskaya (a de comboios que se interliga com ela chama-se Paveletsky), que pertence à linha circular castanha do metro de Moscovo (o anel mais central do metro). A viagem é agradável, o comboio dispõe de WiFi gratuito e serviço de venda de snacks e bebidas.

O horário do comboio é bastante alargado mas para quem chegar “fora de horas” há vários soluções com custos e níveis de conforto diferentes. A mais óbvia e dispendiosa, é apanhar um taxi directo até ao centro da cidade. Nós chegamos por volta das 3 da manhã e havia movimento constante de táxis, pessoas e várias barraquinhas de venda de comida abertas 24h. Isto leva-nos à opção menos dispendiosa mas também menos confortável, que é pernoitar no aeroporto até às 6h, altura em que recomeça o serviço expresso de comboio. 




Por fim, há uma opção intermédia para quem quiser passar o resto da noite numa cama com direito a banho e apanhar o comboio na manhã seguinte, que são os hotéis nas imediações do aeroporto. O que se localiza mesmo em frente tem preços a partir de 70 euros mas nas fotos parecia bastante antiquado. A uma curta distância de carro, há opções mais em conta e que disponibilizam serviço de shuttle gratuito ida e volta para o aeroporto a qualquer hora do dia. Nós optamos por dormir no JetHotel, que se situa numa zona residencial e que essencialmente é uma casa grande com múltiplos quartos com casa de banho privativa. Tem as condições básicas, é limpo e os dois únicos problemas foram as janelas sem cortina ou estore (em águas furtadas) e a pressão de água no chuveiro que era mínima e chegou mesmo a “secar” em pleno banho. Custou 35 euros sem pequeno almoço mas tendo em conta que chegamos de madrugada e que não pagamos transporte pareceu-nos uma boa opção. Para quem desejar um hotel de uma cadeia mais reconhecida, muito próximo do nosso hotel ficava o Ramada.



Resta-nos desejar uma boa viagem para Moscovo!

Sem comentários:

Enviar um comentário